POP UP

sexta-feira, 6 de março de 2015

CHUVA DE DIAMANTES: Sabia que existe?







1.  Introdução (se ainda não tem uma noção do assunto)


Um dia me perguntei por que apenas água caia do céu assim como muitas crianças inocentes já o fizeram. Parando para pensar, nosso universo é um campo repleto de diferentes que classificamos como iguais. Por exemplo, cada planeta, estrela ou galáxia possui sua singularidade embora pertençam a uma mesma categoria. Entretanto, parando para avaliar a Terra percebemos que o exótico...está aqui.
Existe mais “terra” do que água (embora muitos acreditam que a água predomina devido aos oceanos, esquecem de analisar que por de baixo do oceano, há mais “terra”) e as condições diversas como clima, pressão e composição atmosférica fazem com que chova o que temos aqui: água.
Mas a Terra é de longe um lugar diferente e variado. Para se ter uma ideia, as leis que regem os planetas gasosos são tão diferentes das que regem um planeta rochoso como o nosso que até hoje, os cientistas e estudiosos no assunto não descobriram todas elas no nosso próprio sistema solar! Tem dúvida de que para cada reposta, duas perguntas surgem?
Mas isso nos faz pensar: e se no lugar de água, tivesse outro composto químico, como seria a chuva? E é ai que nosso tema começa...


2.  Como pode chover diamantes?


A ideia é bem plausível se levar em conta um planeta que colocasse o carbono sob pressão. Sabe-se que o diamante é nada mais nada menos do que carbono em um estado ultra denso (o seu estágio mais avançado de “transformação”). Se em um planeta a pressão atmosférica fosse grande, com variáveis que gerassem fortes ventos e que em sua composição o carbono fosse abundante, voilá! Teremos no lugar de água, uma precipitação diamantina!


3.  Existe um lugar assim?


Na teoria temos algo possível, mas e na prática, existe? A resposta é sim e como viu antes, está bem mais perto do que você pode imaginar. Urano e Netuno; soa familiar? Pois é, os planetas considerados os mais distantes do sistema solar possuem essas características de pressão e composição física e química e possivelmente GERAM esse fenômeno de forma natural. Os cientistas acreditam que sob uma pressão 40 milhões de vezes maior que a da Terra o diamante se encontra em estado líquido e que se comporta de forma similar a da água. Dessa forma, oceanos e mares estranhos ($$$) podem naturalmente bailar por lá. Além disso, lembra do titanic? Pois é, já pensou um iceberg de diamante? É, lá pode ser algo comum.


4.  O que isso muda na sua vida?


A NASA já planeja uma missão para lá, porém 4 bilhões de quilômetros parece ser uma distância um tanto quanto inconveniente para uma nave atual. Porém onde há dinheiro há ideias e investimento então coisas absurdas ocorrem. Entretanto, dentre essas, uma ideia vem sendo especulada um pouco mais a sério pois sabe-se que se houver sucesso, o lucro será gigantesco. O plano consiste em criar uma uma vela (sim, uma vela) gigante, de 250 metros, fazer com que ela infle com a energia do Sol ganhando propulsão suficiente para chegar a Netuno rapidamente (pelo menos mais rápido do que os 30 anos que estão na mesa pela perspectiva das naves atuais). E respondendo a pergunta, talvez não mude nada, talvez mude muito. O preço do diamante cairia se a oferta fosse grande e ele se tornasse acessível. Porém, embora sua beleza seja muito apreciada, ele ainda é um material extremamente útil pela sua rigibilidade e sendo acessível (quem dera papai) pode desempenhar diversas funções úteis ao mundo. Já imaginou?



Se gostou do tema, comente aqui sua opinião sobre o assunto e sugira os próximos temas. Uma seção de curiosidades gerais será criada, algo diferente de qualquer outro site justamente para poupar seu tempo e ir direto ao assunto que você quer. Obrigado pela leitura e se inscreva!

←  Anterior Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário