POP UP

terça-feira, 17 de março de 2015

SATURNO NÃO É MAIS O SENHOR DOS ANÉIS





—PLANETA COM ANÉIS 200 VEZES MAIORES QUE OS DE SATURNO—

Astrônomos perceberam o escurecimento repetido e prolongado de uma estrela semelhante ao Sol (seu nome é J1407) e passaram a se concentrar nisso. Após estudos, observações e experiências, indica-se que isso se deve a um eclipse, uma passagem de um anel planetário, porém complexo e gigante. Sabe os anéis de Saturno? Pois bem, os anéis do exoplaneta planeta gasoso chamado de J1407b são BEM maiores. É Saturno, seus dias como Senhor dos Anéis estão no fim.
          "Este planeta é muito maior do que Júpiter ou Saturno, e seu sistema de anéis tem cerca de 200 vezes o tamanho dos anéis de Saturno", disse Eric Mamajek, professor de física e astronomia da Universidade de Rochester, em Nova York. "Podemos imaginá-lo como um super-Saturno".
          Os densos anéis do J1407b (leia “Senhor dos Anéis”) se estendem por cerca de 180 milhões de quilômetros e podem ter a mesma massa da Terra! Inclusive suspeita-se que este planeta possua uma “exolua” ou um enorme Satélite Natural, do tamanho da Terra e outro ainda em formação. Espaços detectados no sistema de anéis também sugerem que parte do material em volta do planeta pode estar se unindo para formar luas - um fenômeno que pode ser observado nos anéis de Saturno e que possivelmente ocorreu com a nossa Lua.
"Se pudéssemos substituir os anéis de Saturno com os anéis de J1407b, eles seriam facilmente visíveis à noite, e seriam bem maiores do que a Lua Cheia", comenta Matthew Kenworthy do Observatório de Leiden, na Holanda, e principal autor do novo estudo realizado em 2012.
 Suposta visão da substituição dos anéis de Saturno:

É interessante notar que planetas como esse podem nos ajudar a entender melhor não só a formação, mas o planeta como um todo no caso de Júpiter e Saturno. O planeta J1407b tem uma massa de até 40 vezes a de Júpiter (40 vezes! Moço pesado), e tecnicamente, poderia ser uma anã marrom.
Mas você sabia que mesmo Saturno, tem os anéis muito maiores do que conseguimos ver? Quando alvo do infravermelho, seus anéis “invisíveis” mostram a real proporção do corpo.
O relatório da equipe foi aceito para publicação na revista The Astrophysical Journal.


Fontes:
The Astrophysical Journal, Galeria do Meteorito, g1.globo.com

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário